Evento promovido pela Prefeitura de Palmas reúne instituições parceiras, apresenta performance artística e promove debates sobre políticas públicas de museus e preservação cultural

A programação do I Seminário de Patrimônio Cultural e Museus de Palmas, com o tema conexões entre memória, identidade e desenvolvimento, teve início nesta segunda-feira, 24. Promovido pela Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), o evento conta com a parceria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ambos vinculados ao Ministério da Cultura (MinC), além da Secretaria da Cultura do Tocantins (Secult-TO).
O Comitê de Cultura no Tocantins também integra a iniciativa, por meio de sua área de Comunicação e Mobilização, e contribuiu com uma apresentação artística especial. O destaque foi a performance Poemeus, conduzida pelo mestre Wertemberg Nunes. A intervenção apresenta o livro homônimo em uma experiência interativa que une literatura, arte performática e participação do público.
Programação do Seminário
O evento é gratuito e concentra a maior parte das atividades no auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, na Quadra ACSU-SO 30 (303 Sul). A programação, que segue até esta terça-feira, 25, é voltada a gestores públicos, agentes culturais, museólogos, professores, estudantes e demais interessados das áreas de patrimônio e museologia.
Além das discussões, o seminário contará com a abertura da exposição Ecos da Serra e o lançamento do livro Ecos da Serra: a arte rupestre na APA Serra do Lajeado, ambos no Museu Casa Suçuapara Governador Siqueira Campos, localizado no Parque Cesamar.
Debates e temas centrais
Entre os destaques da programação está o eixo “(re)Conexões”, que aborda temas fundamentais para o setor, como a reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM), a implantação do Sistema de Participação Social (SPAS), a atualização das normativas do Fórum Nacional de Museus (FNM) e discussões sobre Patrimônio Cultural, com participação de técnicos do Iphan e do Ministério da Cultura.
